Como fazer compostagem é uma dúvida comum de quem pretende produzir o seu próprio adubo e utilizá-lo na horta ou no jardim. Afinal, o resultado desse processo é um fertilizante orgânico repleto de nutrientes, que pode ser utilizado em qualquer cultura e ainda contribui para dar um destino mais correto aos resíduos orgânicos gerados no dia a dia.
O que é compostagem
Antes de falarmos sobre como fazer compostagem, vamos entender melhor o que é esse conceito: a compostagem é um processo biológico que transforma resíduos orgânicos, como folhas e restos de alimentos, em um composto orgânico homogêneo, sem cheiro e com muitos nutrientes, capaz de nutrir o solo e melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas dele. Toda essa transformação do material orgânico em adubo ocorre em três fases:
Fase mesofílica: é uma fase curta, de cerca de 15 dias, em que os micro-organismos, principalmente as bactérias, metabolizam os nutrientes mais facilmente encontrados nos resíduos, que são moléculas mais simples. A temperatura nessa fase chega a, no máximo, 40 °C.;
Fase termofílica: é uma fase mais longa, que pode durar até dois meses, e que é marcada tanto pela atuação de bactérias quanto de fungos que passam a degradar as moléculas mais complexas. Nesta fase, os resíduos podem chegar a uma temperatura de até 70 °C;
Fase de maturação: esta etapa dura de um a dois meses e é caracterizada pela redução da atividade microbiana. Com isso, a temperatura baixa, assim como a acidez do composto, o que é importante para que ele possa ser utilizado sem danos às culturas.
Ao passar por todas essas fases, o que leva de três a quatro meses, o composto orgânico está pronto para ser utilizado na horta ou jardim.
Como fazer compostagem
Há vários tipos de compostagem e eles variam, principalmente, em relação à quantidade de resíduos utilizados no processo. É possível fazer isso em escala industrial, por exemplo, ou em pequena escala, como são as compostagens comunitárias e domésticas. É desse último caso que vamos falar, já que é a situação mais comum para quem quer usar o adubo na horta ou no jardim.
O primeiro passo é preparar uma composteira, que pode ser feita com tambores, cercados de arame ou de madeira e até mesmo com baldes. Outra opção é comprar composteiras prontas, já que há várias opções disponíveis no mercado. Deixe-a em um ambiente bem ventilado, pois as bactérias precisam de oxigênio para agir nesse processo.
Em seguida, cubra o fundo da composteira com terra seca, que será responsável por absorver toda a umidade do composto. Depois, coloque os resíduos orgânicos que serão decompostos no processo. É preciso tomar cuidado nesta etapa, uma vez que nem todos os restos de alimentos são indicados para a compostagem. Veja alguns exemplos:
Resíduos que podem ser usados à vontade: frutas, verduras, legumes e suas cascas, borra e filtro de café, cascas de ovos, sementes e grãos;
Resíduos que devem ser usados com moderação: alimentos cozidos, laticínios, frutas cítricas, papel toalha e guardanapos;
Resíduos que não devem ser usados: carnes, arroz, trigo, limão, temperos fortes, papel, óleo, fezes de animais domésticos, papel, líquidos;
Para acelerar a compostagem, você pode picar os resíduos, o que favorece a decomposição deles. Além disso, colocar minhocas ou esterco também ajuda a tornar esse processo mais rápido. Isso porque as minhocas produzem excrementos repletos de bactérias, micro-organismos também presentes no esterco animal.
Depois disso, feche a tampa da composteira e revire o material sempre que colocar novos resíduos dentro dela. Por fim, antes de utilizar o composto orgânico, verifique se ele está mesmo pronto para ser utilizado, já que, antes disso, ele pode estar muito ácido e causar danos às plantas.
E então, gostou das nossas dicas sobre como fazer compostagem? Esperamos que elas ajudem você a começar a produzir seu próprio adubo em casa. Aproveite e conheça os produtos da Bel Agro para ter ainda mais qualidade no seu cultivo!
Alex
25 nov 2021NORMA FERREIRA BARRETO
4 jul 2021Elisabete Maria
19 jun 2021Irina Beja
17 mar 2021Bel Agro
2 jun 2021Diná Mota Oliveira
6 mar 2021Bel Agro
2 jun 2021Ivana Briguenti Massuia
5 nov 2020Bel Agro
13 jan 2021Paulo Fernando a. Costa
25 set 2020Aparecida de Fátima rosa Rodrigues Campos
26 jul 2020Bel Agro
13 out 2020Deixe seu comentário