Administrar uma agropecuária não é tarefa fácil: é preciso atender à legislação, prestar um bom suporte ao cliente, manter a loja organizada, controlar as finanças e, entre todas essas atividades, comprar produtos para abastecer o comércio. E é aí que entra a importância de ter um bom relacionamento com os fornecedores da loja agropecuária!
É importante que eles sejam vistos como parceiros do seu negócio! Dessa forma, é possível melhorar a negociação, entender as necessidades de cada parte e, por consequência, otimizar também o relacionamento com o seu próprio cliente. Veja algumas dicas para manter uma parceria valiosa com os fornecedores da sua agropecuária:
1 – Compartilhe seus planos
Esta é uma dica simples, mas que pode trazer benefícios tanto para o seu comércio como para os seus fornecedores. Se você pretende expandir a sua loja, disponibilizar uma nova linha de produtos ou tem outra ação importante prevista no planejamento do seu negócio, compartilhe-a com os seus fornecedores.
Além de ajudar na negociação de preços e prazos, essa ação também permite que as empresas se preparem para a nova demanda e até mesmo busquem novas soluções específicas para a sua agropecuária. Dessa forma, a relação entre a sua loja e os fornecedores fica ainda mais estreita!
2 – Tenha diversos fornecedores
A não ser que você tenha um contrato de fidelidade, contar com mais de um fornecedor para os mesmos produtos é fundamental. Afinal, mesmo tendo uma boa relação com os vendedores, a sua agropecuária não pode ficar refém deles. Imagine, por exemplo, que a empresa da qual você compra rações teve um problema e não pode entregar o produto no prazo combinado.
Você não pode ficar sem essa mercadoria importante na sua loja, certo? É por isso que contar com mais de um fornecedor é importante! Além disso, você pode aproveitar essa concorrência de forma saudável, buscando uma negociação melhor com cada um para trazer benefícios para a sua empresa!
3 – Fale sobre sua rotina
Outra atitude que pode melhorar o relacionamento com os fornecedores da loja agropecuária é compartilhar a sua rotina. Isso pode ajudar o seu negócio em todas as etapas da compra, desde a negociação até a entrega.
Imagine, por exemplo, que você reserve as sextas-feiras para fazer o controle do estoque, reunir-se com clientes ou outra atividade. Neste caso, é importante que os fornecedores saibam que, neste dia, você não está disponível para atendê-los.
O mesmo ocorre em relação à entrega: se aos sábados a sua loja agropecuária tem um grande movimento, avise aos fornecedores que este não é um bom dia para receber produtos. Essas medidas são muito simples, mas podem facilitar a rotina de ambas as partes, além de evitar desgastes na relação.
4 – Tenha atenção aos produtos, prazos e preços
Que procurar os melhores produtos e negociar bons preços e prazos é indispensável todo empreendedor sabe. Mas além disso, é fundamental ter atenção a todos esses aspectos durante a negociação, para evitar atritos e manter uma boa relação com os fornecedores.
Em se tratando dos produtos, por exemplo, tenha a certeza de que a mercadoria adquirida é realmente aquela que você precisa. Certifique-se de que ela tem todas as funcionalidades e demais atributos que você deseja para evitar trocas quando o item for entregue.
Também tenha cuidado no acordo de prazos e preços. Revise o que foi negociado com o fornecedor e deixe tudo registrado para garantir essas condições. Com isso, você evita confusões e garante um controle maior sobre a entrada e a saída de recursos no seu caixa.
5 – Mantenha bons canais de comunicação
Imagine que um dos seus clientes entrou na agropecuária precisando com urgência de algum produto. Você liga para o fornecedor, tenta o e-mail, manda mensagens, mas ele não atende e, assim, você não consegue entregar a mercadoria para o seu consumidor. Chato, não é?
É por isso que, desde o primeiro contato com os fornecedores, é importante saber de que forma eles trabalham ― horários, rotina, cidades em que atuam, de quais empresas são representantes ―e por quais canais de comunicação eles podem atender a sua loja.
Assim, você não perde tempo procurando por um fornecedor que não pode atender a sua demanda naquele momento e faz contato rapidamente com os vendedores capazes de solucionar o seu problema em tempo hábil.
Uma boa relação com os fornecedores da loja agropecuária garante melhores resultados
Como vimos, mesmo atitudes simples podem melhorar a relação com os fornecedores da loja agropecuária. O ideal é entender que se trata de uma parceria e que é importante compartilhar suas expectativas e garantir que os fornecedores entendam seus planos e possam ajudá-lo a conquistar melhores resultados!
Com isso, as duas partes ganham e o seu cliente pode ter um atendimento ainda melhor! Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer contar a sua experiência com esse assunto? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco! E não esqueça de compartilhar este artigo com a sua equipe!
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