O espalhante adesivo é um produto muito utilizado na aplicação de defensivos agrícolas em diversas culturas. Porém, apesar do uso frequente, nem todas as pessoas sabem qual é a função dele quando combinado com herbicidas, inseticidas ou fungicidas. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é o espalhante adesivo, para que ele serve e quais são os benefícios que ele pode trazer para a lavoura. Acompanhe!
O que é um adjuvante
Antes de falarmos sobre o espalhante adesivo, é preciso abordar a classe de produtos do qual ele faz parte: os adjuvantes. Esses produtos servem para facilitar a aplicação dos defensivos agrícolas, aumentar a eficácia deles e ainda evitar alguns riscos relacionados à sua utilização. Dessa forma, eles melhoram a produtividade e potencializam os efeitos da aplicação dos defensivos agrícolas.
Os adjuvantes são separados em dois tipos: os surfactantes e os aditivos. Os primeiros são aqueles que modificam as propriedades de superfície dos defensivos agrícolas e outros líquidos, nos quais se enquadram os espalhante adesivos, os detergentes, os aderentes, entre outros. Já os aditivos são os produtos que impactam na absorção do líquido pela planta, como os óleos mineral e vegetal.
A utilização de cada um deles depende da cultura, do defensivo agrícola, do ambiente, entre outras características. Por isso, sempre consulte um profissional habilitado para que ele identifique qual é a necessidade na sua plantação e indique o produto mais adequado.
O que é espalhante adesivo
Agora, vamos falar especificamente do espalhante adesivo. Para entender como ele funciona e qual é a sua importância, imagine a seguinte situação: você precisa aplicar um fungicida na sua plantação de couve e, como de costume, prepara a mistura entre o produto e a água para fazer a aplicação.
Porém, ao pulverizar a mistura na superfície das plantas, você percebe a formação de gotas que fazem com que o líquido não se espalhe por toda a folha da couve. Dessa forma, o produto acaba sendo desperdiçado, já que não consegue se fixar na planta. Além disso, o pouco do líquido que está formando as gotas acaba não alcançando toda a superfície das folhas de couve.
Isso ocorre porque a água tem uma alta tensão superficial, que faz com que a gota mantenha sua forma esférica e impeça o espalhamento do líquido por toda a planta. Essa situação é ainda mais comum em folhas que apresentam grande cerosidade, como a couve, a cebolinha e o repolho. E é justamente para evitar que isso aconteça que os produtores rurais utilizam o espalhante adesivo!
Este tipo de produto diminui a tensão das gotas e aumenta o ângulo de contato delas com determinada superfície. Dessa forma, como o próprio nome indica, ele acaba espalhando o defensivo agrícola por toda a folha ou fruto, o que aumenta a absorção do defensivo agrícola, reduz a perda do produto e resulta em melhores resultados com a aplicação.
Além de ser utilizado na mistura com herbicidas, inseticidas e fungicidas para o combate a pragas, o espalhante adesivo também pode ser aplicado com os fertilizantes foliares para que haja um maior aproveitamento da adubação, principalmente em frutos e folhas de superfície cerosa, como a manga, o pêssego e o alho.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em média, 30% do produto aplicado com o objetivo de atingir as folhas acabam indo para o solo durante a aplicação. Esse dado ressalta ainda mais a importância da utilização do espalhante adeviso. Afinal, se o defensivo ou o fertilizante foliar não entrarem em contato com o alvo, a aplicação só vai representar perdas para o produtor.
Utilize produtos eficientes e melhore a sua produtividade
Como vimos, os espalhantes adesivos são indispensáveis quando as culturas cultivadas favorecem a formação de gotas que impedem a absorção dos fertilizantes e defensivos agrícolas por toda a folha ou fruto. O seu uso garante a melhor performance na aplicação desses produtos, promovendo mais eficiência no tratamento das plantas e menos perda para o agricultor.
Vale ressaltar que é sempre importante consultar um profissional especializado para receber orientação sobre qual é o produto mais indicado para o seu caso e como utilizá-lo. Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para ajudar!
Esperamos que o artigo tenha sido útil para você. Se tiver alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário! Além disso, você também pode sugerir quais assuntos quer ver nos nossos próximos artigos, é só escrever aqui embaixo!
Lucas
1 fev 2022Célia Avancini
29 mar 2021Bel Agro
17 jun 2021ROGÉRIO BELONI
1 fev 2021Bel Agro
29 mar 2021bruno de oliveira neves
15 nov 2020Bel Agro
13 jan 2021José Marcio da Silva Silva
14 out 2020Bel Agro
12 jan 2021EXPEDITO ROCHA FILHO
5 ago 2020Bel Agro
13 out 2020Deixe seu comentário