Se tem uma hortaliça que podemos chamar de versátil é o repolho. Por ter um cultivo de ciclo curto — que possibilita diversas semeaduras anuais —, ter fácil manejo e se adequar a diferentes condições climáticas, ele é considerado uma ótima fonte de renda, especialmente para a agricultura familiar. Com todas essas características positivas, plantar repolho pode se tornar uma tarefa prazerosa.
E não para por aí! Da mesma forma que se adapta bem ao campo, o repolho também é bastante aceito na mesa dos brasileiros, sendo consumido de diversas maneiras: cru ou cozido, em saladas ou como ingrediente para compor várias outras receitas. É ainda um alimento que traz benefícios à saúde, pois é rico em fibras, vitaminas A e C e minerais (principalmente cálcio). Além disso, auxilia na limpeza do sangue, estimula a digestão e é eficaz na renovação da energia, afastando o cansaço.
Passo a passo de como plantar repolho
Com todas essas vantagens, até quem tem um quintal grande nos fundos de casa vai querer se arriscar e aprender a plantar repolho, não é mesmo? Brincadeiras à parte, siga com a gente e confira o passo a passo que preparamos para você ter uma plantação bonita e saudável dessa hortaliça tão apreciada aqui no país!
1º passo: verifique a situação do solo
O repolho precisa de um solo rico em nutrientes e bem drenado — mas sempre úmido —, com boa incidência de sol. Então, é fundamental fazer uma preparação apropriada do terreno antes de plantar as sementes ou transplantar as mudas. Agricultores experientes indicam que é bom nivelar o campo e aplicar adubo mineral e orgânico antes do transplante ou do semeio direto. Essa hortaliça prefere solo fértil com pH entre 6 e 6,8.
2º passo: equilibre a quantidade de água e fertilizantes
O mais indicado para as lavouras de repolho é fazer a irrigação por gotejamento e fertirrigação, quando fertilizantes solúveis em água são injetados no sistema de irrigação. No entanto, é preciso manter o equilíbrio em relação à quantidade de água, pois é necessário que o solo esteja úmido, mas não encharcado, pois as plantas não toleram áreas alagadas.
Esse tipo de legume precisa de irrigação regular e consistente para se desenvolver de maneira apropriada, formar cabeças firmes e produzir folhas de alta qualidade. Além do que já indicamos, outras boas dicas para manter a umidade do solo são o uso de sprinklers e a aplicação de uma fina camada de folhas mortas sobre o chão, que ajudam a reter a umidade.
Somado à fertirrigação, também podem ser aplicados fertilizantes direto no solo. No caso do repolho, os mais indicados são aqueles que contêm os nutrientes essenciais: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) e na forma de grânulos, na proporção N-P-K 10-10-10 ou 10-3-3. Mas é preciso ter atenção, já que os grânulos devem ir direto na superfície do solo e receber água na sequência, mas sem entrar em contato com as plantas jovens, pois podem queimá-las, prejudicando seu desenvolvimento e qualidade.
3º passo: defina os períodos de plantio
O repolho é tolerante ao congelamento, porém, pode ser afetado severamente durante as geadas, capazes de machucar as plantas, prejudicar a qualidade das folhas, produzir cabeças não desenvolvidas ou, ainda, produzir uma quantidade abaixo da esperada. Por isso, é importante focar na janela de tempo correta, de acordo com o planejamento do número de colheitas.
Digamos que você decida por 3 ciclos de plantio. Uma boa estratégia é fazer o primeiro semeio em meados da primavera para colher no verão. O segundo pode ser feito no fim da primavera para ser colhido no início do outono. E o último ciclo pode ser semeado no fim do verão para ser apanhado no início da primavera. A temperatura ideal para cultivar repolho deve ficar entre 12 °C e 23 °C.
4º passo: estabeleça a forma de plantio
A propagação comercial do repolho é feita exclusivamente por sementes, que podem ser plantadas direto no campo onde se dará o cultivo ou ser usadas na formação de mudas que, depois, devem ser transplantadas para o canteiro definitivo. Nos dois casos, o espaçamento pode variar de 60 cm a 80 cm entre linhas e de 40 cm a 60 cm entre plantas. Se a densidade no plantio for maior, a tendência é a produção de cabeças de repolho menores.
Com solo, irrigação e espaçamento definidos, é hora de partir para o plantio. Para o semeio direto é recomendada a utilização de, pelo menos, 2 sementes por ponto em uma profundidade de 2 cm. O motivo são os diversos fatores bióticos e abióticos que podem afetar a germinação no campo, promovendo falhas no estande de plantas mesmo quando ocorre uma alta porcentagem de desenvolvimento das sementes.
Uma forma de amenizar essa situação é, depois do crescimento, usar a técnica de desbaste nos pontos em que as duas sementes germinaram, tirando aquelas que cresceram menos. Outro método que pode ser necessário é refazer o semeio, caso haja muitas falhas na germinação.
Agora, se a escolha for pela produção de mudas, o ideal é que as sementes sejam plantadas em ambientes internos, em canteiros ou potes, por cerca de 6 a 8 semanas. Nesse estágio, as plantas devem ser regadas e mantidas úmidas até desenvolverem de 4 a 5 folhas e ficarem com 10 cm a 15 cm de altura.
É importante ressaltar que as mudas devem ser rustificadas antes do transplantio, reduzindo gradativamente a irrigação e a aplicação de nutrientes e aumentando sua exposição à luz solar, para não acontecer um choque na hora da mudança de ambiente.
5º passo: fique atento às pragas e doenças
Enquanto está na fase de crescimento, o repolho é suscetível a alguns tipos de pragas e doenças, por isso é fundamental conhecer os principais e planejar as estratégias mais apropriadas para combatê-los. Se você ainda não tem muita prática com o cultivo de repolho, a dica é buscar o auxílio de um profissional para tomar as atitudes corretas e não prejudicar a lavoura.
Entre as pragas e doenças, podemos destacar:
- As borboletas brancas, cujas larvas se alimentam das folhas, pois seus ovos são depositados abaixo delas.
- Os pulgões verde-acinzentados, que comem principalmente as folhas e são de difícil identificação.
- Os pombos e outros pequenos pássaros, que ficam perto das plantações e atacam as plantas jovens, prejudicando o desenvolvimento delas.
- A mancha na folha de alternaria, causada pelo fungo da espécie alternaria, que afeta tanto as mudas quanto as plantas mais velhas com manchas negras no pé e marrons na folha — se não for tratada, as folhas ficam amarelas e caem.
- A podridão negra, doença bacteriana que infecta principalmente as partes superficiais da planta, reduzindo a qualidade da hortaliça.
- O míldio do repolho, causado por um parasita que enche as folhas com manchas necróticas, inutilizando a hortaliça.
É claro que prevenir ainda é a melhor maneira de controlar pragas e doenças. Porém, quando isso não é possível, algumas medidas podem ser seguidas na hora de plantar repolho para garantir o desenvolvimento saudável das plantas. Confira quais são:
- Utilizar sempre sementes certificadas, de preferência de variedades e híbridos resistentes às doenças locais.
- Colocar redes para cobrir a plantação ou até mesmo arames, a fim de proteger o repolho do ataque de algumas pragas.
- Evitar o uso excessivo de fertilizantes, assim como de água e outros defensivos agrícolas, pois tudo precisa estar em equilíbrio para não prejudicar a hortaliça.
- Fazer a retirada manual de lagartas e larvas, além da cuidadosa remoção delas da plantação — essa pode ser uma boa solução em alguns casos de pragas.
- Fazer a rotação das lavouras com outras plantas apropriadas para controlar pragas e doenças de forma natural.
6º passo: faça a colheita do repolho
Na maior parte das variedades, o repolho está pronto para ser colhido de 75 a 88 dias após o transplante (120 a 133 dias após o semeio). Há variedades mais precoces e outras de maturação mais tardia, então, sempre é necessário verificar a variedade para marcar o período certo da colheita. Além disso, há tipos de repolho que precisam ficar no campo um tempo depois de formarem uma cabeça sólida e firme, enquanto outros necessitam ser colhidos imediatamente após chegarem à maturidade.
Logo após a colheita, as cabeças de repolho precisam ser colocadas em um local com sombra, porque deixá-las expostas ao sol pode causar o ressecamento das hortaliças. Para o transporte e armazenamento, o ideal é manter a temperatura entre 0 °C e 4 °C, com uma umidade de cerca de 95%.
Conte com a Bel Agro para plantar repolho com tranquilidade
Para preparar o campo, nutrir a lavoura ou protegê-la de pragas e doenças, conte com a Bel Agro! Nós temos os melhores produtos, desenvolvidos com muito cuidado, para garantir o resultado que você espera ao plantar repolho ou qualquer outra cultura!
Além disso, oferecemos diversos materiais fundamentais para o sucesso da sua colheita, como os artigos publicados aqui no blog ou e-book que você pode acessar aqui embaixo, que ensina a escolher corretamente os fertilizantes para sua plantação.
E então, tudo entendido para começar a plantar repolho? Esperamos que o texto de hoje contribua ainda mais com o sucesso da sua lavoura. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco ou deixe seu comentário no espaço abaixo!
Deixe seu comentário