Quem já recebeu a visita nada agradável dos cupins sabe que, apesar de minúsculos, esses seres podem ser bem difíceis de lidar. Além de causarem danos em paredes, forros e móveis, eles ainda fazem muita sujeira com suas asinhas e fezes espalhadas pela casa. Por esse motivo, como acabar com os cupins é a dúvida de qualquer pessoa que recebe esses hóspedes nada queridos!
O que é cupim e por que ele ataca a madeira da sua casa
Os cupins são insetos encontrados em praticamente todo o mundo, mas estão principalmente nas regiões tropicais e subtropicais, como é o caso do Brasil. Eles são animais sociais, o que significa que estão organizados em sociedade, o que também ocorre com outros insetos, como abelhas e formigas. Os cupins se dividem em castas e cada uma tem uma função específica para a sobrevivência da colônia.
A rainha e o rei, por exemplo, têm a única função de acasalar e colocar ovos. Já os reprodutores, que possuem asas, deixam o ninho para formar novos pontos de ataque e se tornam reis e rainhas em suas colônias. Os operários, por sua vez, são estéreis, cegos e responsáveis pela alimentação de toda a colônia. Já os soldados defendem o ninho de seus inimigos, principalmente as formigas.
Os cupins atacam móveis, paredes, portas, janelas e outros objetos de madeira porque esse material contém celulose, o alimento básico das colônias. Apesar de ser uma substância dura, os cupins conseguem digerir o alimento com a ajuda de microrganismos localizados em seus tubos digestivos. Dois tipos de cupim são os mais comuns em casas:
Cupim de madeira seca
Essa espécie é a que costuma atacar paredes, forros, assoalhos e móveis das casas, já que prefere as madeiras com pouca umidade. As colônias desse tipo de cupim não são grandes, mas podem causar prejuízos, pois os moradores costumam detectar a presença dos insetos apenas quando eles já destruíram boa parte do móvel ou parte da casa. Os cupins constroem galerias dentro da madeira e descarregam suas fezes ― pequenos grânulos com cerca de um milímetro de diâmetro ― para fora do móvel, a fim de limpar as galerias. Essa espécie não aparece na luz e se movimenta sempre por dentro das galerias, a não ser entre setembro e dezembro, quando os cupins com asas saem dos seus ninhos, desprendem suas asas e formam novas colônias.
Cupim subterrâneo
Esse tipo de cupim também se alimenta de madeira, mas precisa de umidade para sobreviver e, por isso, costuma fazer sua colônia no solo ou perto dele. Enquanto os demais cupins ficam no ninho, os operários saem em busca de alimento e, para isso, constroem galerias de acesso nas fundações, paredes e outros materiais das construções de alvenaria. Todos os dias eles saem e voltam para a colônia, a fim de levar alimento e ter acesso à umidade, já que ela é essencial para a sobrevivência dessa espécie.
Além desses dois tipos, ainda há o cupim arborícola, que pode fazer ninhos em árvores e postes de madeira e atacar móveis e imóveis por meio de galerias construídas no solo, e o cupim de campo, que costuma atacar pastagens e formar ninhos acima do solo parecidos com grandes formigueiros, que são chamados de murundus ou cupinzeiros.
Como acabar com os cupins em casa
Se você quer descobrir como acabar com os cupins, saiba que o combate começa pela prevenção: é essencial tomar medidas para evitar que os insetos entrem em casa e tenham acesso ao móveis, paredes e outros objetos. Nesse sentido, você pode proteger a sua residência ainda durante a fase de construção, optando por madeiras tratadas ou que sejam resistentes a esses insetos, como peroba, jacarandá, maçaranduba e mogno.
Outra forma de prevenir é usar tintas e vernizes em paredes, forros, assoalhos, móveis e objetos de madeira para tampar frestas que possam ser utilizadas como entradas para os cupins. E falando em entradas, outra boa estratégia é instalar telas de proteção nas janelas e portas para evitar que esses e outros insetos entrem em casa.
Além disso, também é essencial ficar de olho em todos os objetos, móveis e partes da sua casa fabricados em madeira, pois os cupins constroem galerias por dentro dela, o que pode disfarçar a sua presença. Verifique sempre se não há asas ou resíduos fecais de cupins pela casa e se a madeira não está oca, sinal de que os cupins já podem ter atacado.
Agora, caso você queira saber como acabar com os cupins depois de constatar a infestação, o primeiro passo é avaliar a dimensão do estrago. É preciso analisar se os insetos estão apenas em um local ou se já se espalharam por outros móveis ou objetos. Como não costumam se deslocar de uma madeira para outra a não ser após o acasalamento, é possível que uma colônia jovem seja o único local de infestação.
Nessa etapa, é aconselhável entrar em contato com um profissional especializado, que pode indicar com mais segurança o tamanho do problema e que tem acesso a produtos específicos para cada situação. Porém, também existem soluções de uso doméstico que podem ser utilizadas para a prevenção e para o combate aos cupins, como o Termidor, que deve ser utilizado conforme a orientação do fabricante ou de um profissional habilitado.
E então, gostou do artigo? Deixe seu comentário aqui embaixo se tiver alguma dúvida sobre como acabar com os cupins ou se quiser contar a sua experiência com esses visitantes indesejados! Aproveite também para ler os outros artigos do nosso blog: tem muitas dicas e conteúdo relevante para você!
Monica Vasconcelos
5 out 2021Patrícia Godoy
7 maio 2021Bel Agro
4 ago 2021Joai
15 dez 2020Ralyton costa Gomes
2 jun 2020Danielle
28 maio 2020Deixe seu comentário