Não é novidade para ninguém que garantir a satisfação do consumidor é o primeiro passo para que um negócio tenha sucesso. O mesmo também vale para as agropecuárias e as cooperativas, que estão sempre em busca de maneiras de melhorar o atendimento ao cliente. E é justamente nesse sentido que o atendimento personalizado ao produtor rural se mostra tão importante!
Quem vive o agronegócio sabe que a maior preocupação dos produtores é conquistar resultados positivos na sua produção. Por isso, as agropecuárias e as cooperativas são o destino certo desse público, já que ele precisa de soluções eficientes para que a lavoura, o rebanho ou outros tipos de criação tenham qualidade e fiquem livres de doenças e pragas.
Mas será que apenas vender essas soluções aos produtores rurais é o suficiente? Se o objetivo do seu negócio é aumentar o faturamento, você pode dizer que a resposta é sim. Contudo, a verdade é que, atualmente, é preciso fazer mais do que apenas vender: é necessário conquistar o cliente para que ele volte a comprar e também indique o seu comércio para outras pessoas.
Para entender melhor, imagine que uma pessoa entre na sua loja em busca de uma ração para gado. Ela vai até o balcão, pede a ração que quer, paga pelo pedido no caixa e vai embora com o produto. Muito bem: o produtor tem em mãos a mercadoria que precisa e você fez uma venda que vai aumentar o faturamento do mês. Essa relação, porém, não poderia ser mais estreita?
Imagine que, no mês seguinte, a pessoa volte à agropecuária buscando a mesma ração. No entanto, dessa vez, o atendente pergunta qual é o tipo de gado que o produtor cria, oferece uma ração ainda melhor para as necessidades desse tipo de criação, combina uma visita do veterinário à propriedade e, por fim, passa o telefone do profissional para o caso de alguma urgência envolvendo o rebanho.
Percebe como essas ações já estreitam a relação entre a loja e o consumidor? Nesse dia, é possível que o valor da venda nem mesmo tenha sido maior do que na última vez, mas esse produtor se sentirá muito mais confiante em adquirir os produtos e os serviços da sua agropecuária, afinal, ele notará que o comércio se preocupa com a sua produção.
Como oferecer atendimento personalizado ao produtor rural
Para oferecer atendimento personalizado ao produtor rural, o primeiro passo é conhecer o perfil e as necessidades dos clientes que chegam à sua loja. Se você sabe que o consumidor em questão é dono de uma grande propriedade e possui diversos profissionais à sua disposição, por exemplo, pode não ser a melhor opção oferecer apenas as visitas técnicas, pois ele já conta com o apoio de especialistas.
Nesse caso, seria mais interessante falar com o produtor ou entrar em contato com os profissionais da fazenda para oferecer novas soluções para melhorar a eficiência da produção. O ponto principal é se manter sempre por dentro das necessidades dos produtores, mostrando que você sabe do que eles precisam e está disposto a oferecer produtos e serviços cada vez melhores para ajudá-los.
Agora, se você sabe que se trata de um produtor que não tem acesso a profissionais especializados e que precisa desse apoio em sua propriedade, oferecer as visitas técnicas é um grande diferencial que também mostra a sua preocupação com a produção dele. Dessa forma, cria-se uma relação de confiança entre produtor e loja, o que traz bons resultados para ambas as partes.
Além das visitas técnicas, criar canais exclusivos de comunicação com os produtores, buscar soluções que possam otimizar a produção com os fornecedores, oferecer material técnico e estar disponível para conversar com os clientes com frequência são outras maneiras eficientes de promover o atendimento personalizado ao produtor rural no seu negócio.
Você pode criar ações conforme o perfil da sua loja, da sua região e dos seus consumidores. Vale apenas lembrar do ponto principal nessa estratégia: conhecer as necessidades do produtor e mostrar disposição em buscar os melhores produtos e serviços para dar apoio aos seus clientes. Para isso, lembre-se também de adequar o seu orçamento e de orientar a sua equipe!
Aí na sua agropecuária, o atendimento personalizado ao produtor rural já é realidade? E você, que é produtor, como gostaria de ser atendido? Deixe seu comentário aqui embaixo e contribua com a nossa conversa!
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