Conheça estratégias para fidelizar o cliente da loja agropecuária

fidelizar o cliente da loja agropecuária

Fidelizar o cliente da loja agropecuária pode não ser uma tarefa fácil, mas também não é impossível. O primeiro passo é criar um bom relacionamento com o seu público. Por meio de um atendimento personalizado você consegue se aproximar mais de quem compra na sua loja e garantir um diferencial importante que certamente será lembrado na hora em que o produtor precisar de algo.

Mas é claro que só o bom atendimento não é suficiente, pois esta é uma lição básica de qualquer negócio. É muito improvável que se tenha sucesso caso a forma de tratar os consumidores não seja a mais dedicada.

O pulo do gato é: o que exatamente você vai oferecer para se destacar no atendimento? Qual é o seu diferencial? E, além deste aspecto, o que mais precisa ser observado e corrigido? É o que vamos mostrar agora!

5 estratégias para fidelizar o cliente da loja agropecuária 

Começamos a falar de atendimento porque, no fim das contas, tudo está relacionado a ele. Porém, é claro que há outras estratégias possíveis de serem implementadas para fidelizar o cliente da loja agropecuária. Abaixo, nós selecionamos cinco delas. Confira!

1 – Conheça o seu público

É verdade que fidelizar o cliente da loja agropecuária exige uma série de ações benéficas ao seu público-alvo. Mas o primeiro dever de casa é, realmente, interno. Porque você não vai conseguir fidelizar ninguém sem entender as características de quem compra no seu estabelecimento! E para estabelecer qualquer ação, é necessário compreender o perfil dos clientes.

Idade, características da família e da propriedade, o que produzem, para quem eles vendem e como é o modelo de produção são apenas alguns dos itens básicos a serem observados. Tendo essas informações mapeadas, fica mais fácil determinar o que comercializar, quais produtos precisam de uma variedade maior e quais serviços podem ser mais úteis ao seu público.

2 – Ofereça sempre um algo a mais

Brindes, descontos, amostras, catálogos técnicos são apenas alguns exemplos do que são esse “algo a mais” para fidelizar o cliente da loja agropecuária. Mas vale pensar, também, em visitas à propriedade, em algum benefício exclusivo e até mesmo na forma de recebê-lo na loja.

É importante que o produtor se sinta acolhido e que ele tenha a percepção que você é parceiro dele e quer vê-lo produzindo mais e melhor.

3 – Fortaleça sua estratégia de pós-vendas

É muito importante que a venda não termine quando o cliente leva o produto para sua propriedade. Fazer um bom pós-venda passa justamente a mensagem que acabamos de reforçar: de que você é parceiro e está preocupado com a produtividade do cliente. Então, vale visitá-lo ou, no mínimo, telefonar para saber se o produto que ele vendeu atendeu às expectativas.

Mesmo vendas menores e corriqueiras, como ração para os animais ou algum adubo simples merecem esse tratamento. Neste caso, é sempre bom ter uma linha de ação: se for algo simples, diga que você está querendo ficar a par para trazer produtos que o ajudem ainda mais. Quando esse produto novo chegar — e é essencial ter essa proatividade de buscar coisas novas — avise ele!

Mas se a venda for para algo mais estratégico, que tenha exigido um investimento maior por parte do produtor, o pós-venda é ainda mais fundamental. Mostre-se interessado nos resultados e faça esse acompanhamento, não apenas uma vez!

Se tudo estiver bem, não esqueça de lembrá-lo de outros produtos que podem auxiliá-lo ainda mais. Contudo, se algo não sair conforme o desejado, apresente uma solução. O importante é você ter as respostas para garantir a satisfação do seu cliente.

4 – Mantenha contato

Como todo relacionamento, fidelizar o cliente da loja agropecuária requer interação constante. E isso pode ser feito de várias maneiras: por telefone, e-mail, com visitas técnicas e com o fornecimento de materiais úteis para o dia a dia dele.

Vale lembrar que esse contato não precisa ser feito apenas para fins de venda ou apresentação de produtos. Mensagens de aniversário, datas comemorativas ou mesmo períodos de colheita (parabenizando pelos resultados, por exemplo) são muito positivas e ajudam a mostrar que você está sempre por perto.

Esse tipo de comportamento agrega valor ao seu serviço, o que é vital para que as escolhas do seu público-alvo não se limitem a preço. Quando se oferece uma experiência interessante, a confiança estabelecida acaba valendo mais do que uma promoção mais atrativa na internet.

5 – Organize um programa de fidelidade

Não precisa ser nada muito elaborado, não! Basta ter um cadastro dos seus clientes, o que já é bem útil para todas as ações que falamos até aqui. Esse cadastro vai ajudar a manter contato, saber o endereço e planejar ações direcionadas. Além, claro, de permitir que a dinâmica do programa de fidelidade funcione.

Por meio desse programa, os participantes podem ter preços exclusivos em produtos selecionados, visitas técnicas frequentes e até gratuitas e um canal de contato ainda mais facilitado com a sua loja para resposta imediata. Ainda é possível pensar em condições de pagamento especiais e, por que não, brindes e vale-compras depois de um determinado número de pedidos entregues ou a partir de certo valor vendido.

Esse programa vai incentivar o produtor a preferir a sua loja na hora de alguma necessidade, pois ele sabe que com você vai conseguir benefícios que em outro lugar ele não teria.

E então, que tal implementar essas dicas no seu dia a dia e fidelizar o cliente da loja agropecuária? Esperamos que este artigo tenha sido útil. Caso você tenha alguma estratégia que não falamos aqui, fique à vontade para comentar no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar este texto com seus colegas!

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